José Saramago "Fala" da Bíblia

O Prêmio Nobel de Literatura de 1998, o escritor português José Saramago, lançando o seu novo livro, numa entrevista dada uma agência de Portugal, aproveitou para sublinhar suas idéias sobre Deus e particularmente sobre a Bíblia.

Para José Saramago, “A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura”.
E completa:“O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!”

Ao comentar a entrevista Fernando Ventura (capuchino português) afirmou:
“A Bíblia pode ser lida por alguém que não tem fé, mas supõe alguma honestidade intelectual de quem o lê”, afirmou, acusando Saramago de “uma falta gigantesca” dessa honestidade.

E para João Pereira Coutinho, da Folha de São Paulo: Deus, como sempre, é o supremo criminoso. A atitude [de Saramago] é profundamente religiosa. E Saramago é, ironia, a criatura mais religiosa da literatura contemporânea. Não somos religiosos apenas porque amamos Deus. Somos religiosos até quando O detestamos: o nosso ódio, como Graham Greene mostrou no magistral “Fim de Caso”, é também uma forma de afirmação. De afirmação pela negação [...].

Fontes
Comentários: http://www.abiblia.org/newsView.asp?id=134. Acesso em 23 de Outubro de 2009.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2710200919.htm. Acesso em 28 de Outubro de 2009.
IMAGEM: Site Terra: http://diversao.terra.com.br/interna/0,,OI4077497-EI3615,00-Saramago+lanca+livro+em+Madri+e+fala+sobre+proximo+romance.html . Acesso em 03 de nov. 2009.

4 comentários:

  1. .

    Misericórdia, e paz vos sejam multiplicadas.


    Estamos fazendo uma visita, aproveitando para acompanhar seu exímio espaço, e lhe convidar para que nos faça uma visita, e nos dar a alegria de ser também um de nossos seguidores...

    Nosso humilde blog Jesus, o maior Amor , se prima pelo fato de não propagar teologias, doutrinas, tendências, congregações, bandeiras religiosas, mas na pregação do evangelho de paz de nosso Senhor Jesus Cristo, e na união de todos aqueles que desejam adorar ao Senhor em espírito e em verdade.

    Sejam consolados nossos corações, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para entendimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, revestimo-nos de amor, que é o vínculo da perfeição.

    Deus nos abençoe nesta rica caminhada, e que os desígnios do Senhor nos mostrem como sermos verdadeiros adoradores, independente de quatro paredes, mas nas tábuas de nossos corações, edificando-nos uns aos outros...


    Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


    Fraternalmente,


    James.
    Jesus, o maior Amor
    Comunidade "Adoradores em Casas"
    Comunidade "Blogueiros Cristãos"

    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  2. James, eu sei que é difícil ouvir essas palavras, mas a fé que temos em Deus é bem maior que as palavras humanas.Elas se firmam na Palavra de Deus. Paz.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Irmão Francikley Vito! Graça e Paz...

    Como o amado mesmo disse: é difícil ouvir estes comentários a respeito de algo que recebemos como a maior dadiva de Deus para o ser humano "A sua Palavra", porém isto não é novo, o homem pela sua sabedoria nunca conseguiu entender ou aceitar a verdade de Deus, como disse o apostolo Paulo em (Rm-1:18-22)-A ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que pela injustiça detêm a verdade; pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque, desde a criação do mundo, os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua divindade, claramente se reconhecem, sendo percebidos nas coisas criadas. Tais homens estão, por isso, sem desculpas; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus , nem lhe renderam graças, mas seus raciocínios se tornaram vazios, e seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. A Paz, meu amado, Deus te abençoe.....

    ResponderExcluir
  4. Pr. Fábio, a paz de Cristo.
    Obrigado pelo seu rico comentário. Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...