É tudo a mesma Coisa?

No último dia 05 de Outubro, a Rede Globo de televisão lançou um programa que tem como principal objetivo "delimitar o lugar das religiões no mundo" conteporâneo. O programa, denominado "Sagrado", exibiu em seu primeiro episódio a opinião da representante das "religiões afro-brasileiras". Que disse:

"Quando você tem uma fé, quando você tem uma crença, quando você é espiritualizado; você está aberto para se aproximar do outro[...]você conseque ver no outro aquele que abriga o ser supremo...não importa[como o chamemos]o que importa é crer em algo."(grifo meu)[1]

Será que o mais importante é "crer em algo", não importando o quê? O escritor G.K. Chesterton, já dizia que:
"Não existe uma possibilidade real de extrair do panteísmo nenhum impulso especial para ações morais. Pois o panteísmo implica, por sua natureza, que uma coisa é tão boa quanto outra; ao passo que a ação implica, por sua natureza, que uma coisa é muito preferível a outra.
Com certeza os credos mais sagazes podem sugerir que deveríamos buscar a Deus em círculos cada vez mais profundos do labirinto do nosso ego. Mas somente nós do cristianismo temos dito que deveríamos buscar a Deus como uma águia no alto das montanhas: e nós matamos todos os monstros nesta busca.
”[2]

Fonte
[1] http://video.globo.com/Videos/Busca/0,,7959,00.html?b=Sagrado%20Primeiro%20episódio. Acesso em 08 out. 2009. Também da IMAGEM.
[2] CHESTERTON, G.K. Ortodoxia. São Paulo:Mundo Cristão, 2008, pp.220,221.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...