A Exelência na Pedagogia Cristã

Por Francikley Vito
Será que é possível alcançar a excelência na pedagogia cristã? Responder a esta pergunta tem sido uma tarefa cada vez mais difícil. Temos nos esforçado para ensinar aos outros aquilo que é possível saber a respeito de Deus, e fazemos isso por meio de argumentos cada vez mais lógicos e melhores fundamentados, e isso é louvável.

Exercitamos assim a chamada pedagogia cristã, isto é, ensinar aos outros as verdades da fé de maneira simples e eficaz. É este o papel primordial do educador cristão. Educar, no sentido mais amplo, é usado aqui como sinônimo de guiar, conduzir a determinado alvo ou fim.

Contudo, não devemos nos esquecer, como cristãos que somos, que existe “um caminho mais excelente” – o amor [1]. Pois “o amor é a força de Deus e a força de todas as pessoas aliadas a Deus”[2]. É esse o caminho que devemos trilhar.
De maneira mais eloquente, poderíamos usar as palavras do teólogo F.F. Bruce quando declara que

“O amor é um incentivo para fazer a vontade de Deus mais forte do que regulamentos legais e medo da condenação jamais poderiam ser [...] onde o amor é a força propulsora, não há nenhuma sensação de pressão, conflito ou imposição para fazer o que é certo; a pessoa que é impelida pelo amor de Jesus, e capacitado pelo Espírito, faz a vontade de Deus, de coração.”[3]

O ensino cristão não deve ser apenas um exercício de retórica, mas, antes e acima de tudo, um exercício de amor a Deus, a sua Palavra e a sua Igreja. Lembremo-nos de que “as armas da nossa milícia não são carnais, mais poderosas em Deus” [4].
Devemos, portanto, usar a técnica e amar as pessoas, e não o contrário!

Notas
[1] I Co 12.31; cap.13.
[2] BÍBLIA Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, 1990, p. 1474 (nota).
[3] BRUCE, F.F. Paulo, o apóstolo da graça: sua vida cartas e teologia. São Paulo: Shedd Publicações, 2ª ed. 2003, pp.15,16.
[4] II Co 10.4; cf. Ef 6. 10-18.

2 comentários:

  1. A PAZ,PROFESSOR VITOR!?TUDO BEM?AQUI É RUDINEI DO
    JARDIM ELBA.VC PREGOU NA IGREJA QUE CONGREGO DOMINGO,29/11/2009.

    DEUS TE ABENÇOE MAIS MAIS.

    AT.RUDINEI

    ResponderExcluir
  2. Rudinei, a Paz. É um prazer tê-lo conosco, espero que você goste dos artigos aqui postados.Paz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...