Orando Com Lutero

Oração Para se Proteger da Tentação

Enfrentamos três tentações ou adversários: a carne, o mundo e o diabo. Portanto devemos orar assim:

Querido Pai, dá-nos graça de modo que tenhamos controle sobre a concupiscência da carne [...] ajuda-nos a levar todas as suas inclinações más e lascivas, bem como todos os seus desejos e estímulos até a cruz de Cristo e ali sacrificá-los, de modo a não dar crédito a nenhum de seus encantamentos nem tão pouco seguí-los. Ajuda-nos no momento em que virmos uma pessoa, uma criatura ou qualquer outra imagem bela, de modo que isso não se torne uma tentação, mas uma ocasião para demonstrar um amor casto e para luovar-Te pelas tuas criaturas.

Preserva-nos do pecado da avareza e do desejo pelas riquezas deste mundo. Guarda-nos, de modo a não buscarmos a honra e o poder deste mundo e nem sequer consentirmos o desejo por eles. Protege-nos de modo que a mentira, a aparência e as falsas promessas deste mundo não nos atraia para seu caminho [...].

Livra-nos das sugestões do diabo, que não demos espaço ao orgulho, que não nos tornemos egoístas e que não desprezemos os outros em nome das riquezas, da posição, do poder, do conhecimento, da beleza ou de qualquer outro dom do céu. Guarda-nos de cair no ódio ou na inveja por qualquer razão [...].

Que tenha o Teu amparo, Pai Celeste, todo aquele que se esforça e trabalha contra todas estas grandes e diversas tentações. [Que] possamos lutar com constância e com uma fé firme e destemida e, no final, ganhar a coroa que permanece para sempre. [1]

Nota
[1] Martinho Lutero. Citado por WILKINSON, Bruce H. (Ed.) Vitória Sobre a Tentação. São Paulo: Mundo Cristão, 1999, pp 279-280.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...