Páscoa Cristã: Significado e Práticas

Por Cleide Olsson Schneider [1]

Jesus Cristo é descrito pelo Apóstolo Paulo como "nosso cordeiro pascal, imolado” (I Cor 5. 7) usando como referência a instituição da Páscoa em Êxodo 12. Nesse contexto, os judeus foram libertados da escravidão que sofriam no Egito. A Páscoa cristã é a maior ação de Deus, oferecendo seu próprio filho como sacrifício em favor de seres humanos pecadores.

A ressurreição de Cristo nos marcou definitivamente. Não há como não ter esperança e fé, mesmo em meio a lágrimas, sofrimentos e clamores. Em vários momentos da história da Igreja Cristã e das pessoas, é possível ver e ouvir testemunhos de felicidade, perdão e gratidão ao Deus da vida.A Páscoa é a vitória sobre a morte. A ressurreição de Jesus anuncia que temos possibilidade de uma vida baseada no amor, no respeito, na dignidade humana, olhando para os dias que temos com esperança e fé. É o próprio Deus que nos oferece, e, por isso, a cada Páscoa, esse Deus é exaltado, e sua ação em favor da humanidade, relembrada e celebrada.

Não estamos no mundo por acaso e sim porque Deus assim o quis. Creio que o principal desafio é deixar que Deus cuide e conduza nossas atitudes e nossas vidas. Somos seres frágeis, mas nos consideramos auto-suficientes. A Páscoa é a oportunidade que Deus nos oferece de nova vida, com dignidade e compromisso. A vida de Jesus nos deu exemplos infinitos de amor e cuidado. A graça de Deus nos alcança através de Jesus Cristo e nos dá a possibilidade de anunciar a nova vida oferecida por Deus com a ressurreição de Seu filho. Assim como Maria Madalena foi enviada, assim também nós somos. É preciso dar sinais nas relações diárias e nas tarefas do cotidiano do cuidado de Deus com minha vida. Nas relações, nas vivências com as outras pessoas que demonstramos quem cuida de nossas vidas.

Nota/Fonte
[1] Membro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, é bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST) e licenciada em Pedagogia pela Unisinos.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=31137

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...