Um Antigo Sermão, Uma Grande Mensagem (3)

O Pequeno Mundo dos Que Amam a Cruz de Cristo

Muito apresentam-se a Jesus, agora, como apreciadores de seu reino celestial; mas poucos querem levar a cruz. Há muito sequiosos de consolação, mas poucos de tribulações; muitos companheiros à sua mesa, mas poucos de sua abstinência. Todos querem gozar com Ele, poucos sofrem com Ele alguma coisa. Muitos sequem Jesus até o partir do pão, poucos até beber o cálice de paixão. Muitos veneram seus milagres; mas poucos participam da ignomínia da cruz. Muitos amam a Jesus, enquanto não encontram adversidade. Muitos O louvam e bendizem, enquanto recebem d’Ele algumas consolações; se, porém, Jesus se oculta e por muito pouco os deixa, caem logo em queixumes e desânimo excessivo.

Aqueles, porém, que amam a Jesus por Jesus mesmo e não por própria satisfação, tanto O louvam nas tribulações e angústias, como na maior consolação. E posto que nunca lhes fosse dado a consolação, sempre O louvariam e lhe dariam graça. Oh! Quanto pode o amor puro de Jesus, sem mistura de interesse ou amor-próprio! Não são por ventura mercenários os que vivem sempre em busca de consolação? Não se amam mais a si do que a Cristo os que estão sempre cuidando de seus cômodos interesses? Onde se achará quem queira servir desinteressadamente a Deus?

Nota: Capítulo 2 parte 11 do livro “Imitação de Cristo” de Tomás de Kempis, escrito (acredite se quiser) em meados do século XIV. O trecho foi extraído da publicação brasileira da Martin Clarent, 2001.

2 comentários:

  1. A paz do SENHOR irmão VITO gostei muito desta mensagen,me lembrei das palavras de JESUS que disse:SE alguém quer vir após mim,negue-se a si mesmo,e tome cada dia a sua cruz,e siga-me.
    Porque,qualquer que quiser salvar a sua vida,perdê-lá-á;mas qualquer que,por amor de mim,perder a sua vida,a salvará.LC 9 23e24 realmente são poucos os que querem servir aDEUS sem interece e satisfação própria DEUS abençõe a sua vida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...