Dia Internacional das Mulheres: Muito o que Fazer!

Uma em cinco mulheres no mundo diz ter sofrido abuso sexual antes dos 15 anos de idade, alertou nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em pronunciamento pelo Dia Internacional da Mulher, a diretora da OMS, Margaret Chan, disse que a data deveria servir para "pôr fim à impunidade" contra as mulheres e meninas.

"Sabemos que a violência doméstica é a principal forma de violência contra a mulher, muito mais freqüente que as agressões por desconhecidos", ela declarou.

"A violência física e sexual por parte do parceiro tem conseqüências terríveis para a saúde da mulher."

A diretora da OMS afirmou que as más condições de trabalho reservadas ao sexo feminino, a pobreza e a discriminação trazem riscos para as mulheres.

A cada ano, mais de meio milhão de mulheres morre por complicações no parto – um número que está estagnado há 20 anos, afirmou Margaret Chan.

Além disso, no ano passado, as mulheres foram 74% das pessoas infectadas pelo vírus HIV na África subsaariana.

"A pobreza é responsável pela maior parte das mortes por causas evitáveis. Às vezes a situação se vê complicada por normas sociais que impedem a igualdade de oportunidades e a liberdade de manifestação", disse Chan.

"(As mulheres) são a coluna vertebral de todas as nossas sociedades: como líderes, como responsáveis pela família e como mães. Investir na mulher e em sua saúde é investir no progresso da humanidade."

Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/03/070308_mulher_oms_pu.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...