Responsabilidades Básicas do Professorado Cristão

Por Francikley Vito

Ao se levantar para dar a sua aula, o professor cristão se coloca – mesmo que não saiba - como um instrumento espiritual, político e social para que, por meio dele, o aluno tenha suas múltiplas necessidades atendidas: necessidades espirituais, necessidades morais e necessidades intelectuais. Como o próprio nome deixa transparecer, o professor é aquele que transmite, que professa (lat. professor,óris) suas crenças, valores e experiências de vida à sua classe; ele é também um cultivador, aquele que trabalha para que o caráter cristão seja manifesto na vida dos seus educandos. Tomando ainda a etimologia latina da palavra, podemos dizer que o professor é um profeta (profeta e professor vem da mesma raiz lingüística em latim) no sentido em que o fim último do seu labor é a aplicação das verdades bíblicas para guiar os alunos a um conhecimento experimental de Jesus, o Cristo e de fazer lembrança da palavra de Deus àqueles que querem moldar a suas vidas por meio daquela Palavra.

2 comentários:

  1. Francikley, oxalá todo professor fosse um instrumento espiritual, assim os alunos teriam, pelo menos, um bom exemplo a seguir.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Néia, a Paz de Cristo. Concordo plenamente contigo, tenho para mim que os exemplos tem se tornado cada vez mais raros. Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...