Rede Globo Barra Temática Gay em Novela

Por Francikley Vito

A minha relação com as novelas de televisão pode ser comparada com aquele leitor de jornal que aos fins de semana olha a lista dos livros mais vendidos só para saber qual deles está em primeiro lugar sem, contudo, nunca tê-los lido integralmente. E isso se dá por um motivo muitos simples: para acompanhar o comportamento das pessoas; pois entendo que a audiência dos folhetins televisivos é um bom termômetro para isso. Foi o que fizemos recentemente em um artigo publicado neste blog.

Em nota que saiu na Folha de São Paulo, fomos informados que a Rede Globo de televisão resolveu, nas palavras da nota, “jogar um balde de gelo nos gays” da novela do horário nobre da emissora, Insensato Coração. A notícia dizia que os autores do folhetim das nove haviam sido chamados pelo diretor-geral de entretenimento da emissora para que a história de dois homossexuais que aparecem – parece que com certa frequência – na trama fosse “esfriada”; e que não houvesse instiga o beijo gay para não despertar a “ira de entidades que possam encarar a iniciativa como provocação”. Segundo a assessoria da emissora, “a televisão é um veículo de massa que precisa contemplar todos os seus públicos e faz parte do papel da direção zelar para que isso aconteça”.

Será que está havendo uma consciência de que os outros grupos da sociedade também estão ligados na trama, ou isso é só um reflexo dos números que oscilam quando da exibição das cenas do casal homossexual? Parece-me que a segunda opção é a mais acertada, tanto pelos fatos como pelo histórico da emissora. Mas vamos acompanhar. Ah! Os números do ibope só sobem em relação à trama que ainda não está tão perto do fim. Aguardemos.

2 comentários:

  1. A paz do Senhor.

    Diante das alternativas que você nos apresenta, também sou levado a concluir a segunda opção.

    Como já afirmaram, a temática gay já "empapuçou"!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Querido Artur, a Paz de Cristo.
    Obrigado pelo seu comentário. Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...