Responsabilidades Básicas do Professorado Cristão II


Por Francikley Vito

O professor cristão é, em sentido lato, um profeta, um propagador ou lembrador das verdades de Deus; e, por assim ser, ele tem uma tripla responsabilidade: Uma responsabilidade em relação a Deus, a quem devemos de prestar contas (Hb 4.13; IPe 4.5); responsabilidade em relação a si mesmo e, por fim, mas não menos importante, uma responsabilidade em relação aos seus alunos, que é o objeto último do seu ensino.

Aquilo que chamamos em outra oportunidade de “sua responsabilidade em relação ao seu semelhante” que é, como diz as Escrituras, imagem de Deus (Gn 1.26). O ambiente da sala de aula é um lugar de relações humanas e, no caso cristão, um lugar de maturação, de crescimento. Esse é o ambiente de “trabalho” do professor. Trabalho esse que é exercido com oração, amor e dedicação ao chamado que Deus, em sua graça, entregou a cada um que exerce o magistério cristão. Uma vez que “a relação entre professor e aluno ganha contornos de relevância como parte integrante” no processo de ensino e aprendizagem, cabe então pensar quais são as responsabilidades do professor cristão em relação ao seu aluno em sentido global.

2 comentários:

  1. quando Jesus determinou a seus discipulos para irem pregar a palavra de Deus, foi uma grande responsabilidade que Cristo passou para todos eles. Maseles agarraram aquela responsabilidade e fez tudo que o Senhor havia dito a eles, É uma grande responsabilidade ser um Professorado de Cristo, mais com ele no comando tudo dará certo é só confiar em Deus.
    FIQUE NA SANTA PAZ Pr.

    ResponderExcluir
  2. Guiomar, a Paz de Cristo. Obrigado pelo seu comentário. Nós também entendemos que ser professor cristão é uma grande e honrosa responsabilidade que tem de ser praticada sob o comando do Cristo. Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...