"Que a Igreja Perca o Dinheiro, Mas não Perca a si Mesma"


As palavras que dão título a esta nota foram ditas pelo cardeal da igreja de Roma, Carlo Maria Martini, arcebispo emérito de Milão, diante de denúncias que balançaram os romanistas em todo o mundo. Segundo reportagens publicadas em jornais de Roma, na Itália, um cardeal, cargo de grande importância na hierarquia da igreja papal, está entre as pessoas que “vazaram documentos secretos da Santa Sé” e teria sido, esse mesmo representante da igreja, o responsável por manipular Paolo Gabriele, o mordomo (homem de confiança) do Papa Bento XVI, para que desse à pessoas de fora do Vaticano informações restritas; por conta desses “vazamentos”, o mordomo do Papa foi detido na última quarta-feira (23/04). Diante desse e de outros fatos que trouxeram escândalos recentes para a Igreja Romana, disse o arcebispo Martini, em nota publicada no jornal Corriere della Sera:

[...] E esse episódio também nasceu de uma traição, de uma ação malvada: devemos pedir perdão como Igreja a todos.  O escândalo sempre tem uma natureza tríplice: há aqueles que o recebem, aqueles que o fazem, aqueles que dele se aproveitam. Mas a Igreja pode olhar além e ler em sentido positivo aquilo que surgiu.  Que a Igreja perca o dinheiro, mas não perca a si mesma. Porque o que aconteceu pode nos aproximar do Evangelho e ensinar à Igreja a não apontar para os tesouros da terra (Mateus 6, 19-21).

Nota: O grifo é nosso. A nota do Arcebispo pode ser lida na íntegra acessando o blog da IHU em http://www.ihu.unisinos.br/noticias/509919-que-a-igreja-recupere-a-confianca-artigo-de-carlo-maria-martini.

2 comentários:

  1. Navegando pelos blogs encontrei o seu, me deixou maravilhado pelo que escreve, também é uma bênção para mim. Gostei de poder encontrar seu blog e poder ver e ler o que está a escrever, e pela escrita, pode-se notar seu amor para com o próximo, e para com O Senhor Jesus. Que Jesus continue a derramar Sua bênçãos sobre sua vida. Obrigado e as maiores bênçãos de Deus para si e família. António Batalha.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, irmão Antônio. Que Deus em tudo o abençoei. Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...